Rachadura no calcanhar

Das podopatias (doenças nos pés), uma das que mais se destacam no sexo feminino, principalmente, é a rachadura no calcanhar ou fissura calcânea. São lesões lineares, com espessamento e endurecimento, com perda de elasticidade que abre a pele. As fissuras calcâneas podem variar em espessura. Algumas lesam a pele apenas superficialmente, e outras podem até atingir tecidos profundos, com sangramento, devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose), onde o tecido perde a elasticidade e abre, pela pressão ao se movimentar. Às vezes, atingem os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele), causando sangramento e a dor semelhantes a um corte com navalha.

Causas Frequentes:

  • Defeitos ortopédicos: forma de pisar ou andar incorreta;

  • Hereditariedade;

  • Alterações climáticas: frio, calor;

  • Falta de hidratação (pode ser causado por não beber água suficiente);

  • Diabetes: pele seca, e sem sensibilidade, é um perigo;

  • Problemas vasculares;

  • Consequência de psoríase;

  • Micoses;

Como prevenir?

Geralmente achamos que temos que lixar os pés até ficar bem fininho, ou eliminar toda queratose (pele morta), mas isso é muito errado! Pois quando lixamos os nossos pés abusivamente sem controle e conhecimento, aumentamos a queratose (pele morta) e fissuras, pois o nosso organismo entende que este lixamento maior é como uma agressão e com isso ele vai querer se defender gerando mais queratoses. Tudo tem um limite, a Podóloga sabe exatamente o quanto pode ser removido sem prejudicar a saúde de seus pés. Nos institutos de beleza, as pedicures devem remover pouco das queratoses o que, geralmente, não acontece. Por serem leigas em podopatias e sem conhecimentos de biomecânica, em grande parte, estas profissionais não conhecem o limite, e deixam os calcanhares sem proteção, piorando, por vezes, a podopatia.


Como tratar?

É hora de hidratarmos mais os pés!

Para hidratação de fissuras (rachaduras) do calcanhar podemos utilizar vários produtos hidratantes, devemos evitar produtos que contêm em sua fórmula, o ácido salicílico. Não é recomendável no portador da diabete, pois, muitas vezes, apresentam pele bastante seca, juntamente pela diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), os riscos de uma lesão tecidual são muito grandes, e as consequências, bastante graves. Aconselhamos procurar uma podóloga profissional que faz uso de produtos, aparelho, técnicas e orienta, como se pode eliminar ou amenizar este problema de rachaduras, ajudando a fechar essas fissuras, tudo vai depender do que causa, e principalmente da cooperação do cliente.